Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

PREVENÇÃO
 

Diante das circunstâncias que nos deparamos em diversas ocasiões da vida, estamos sempre ouvindo e dizendo o famoso e sábio ditado popular "Prevenir é melhor do que remediar".

Se pararmos para avaliar, foi necessário constituir uma lei para que a venda de antibióticos fosse permitida apenas com prescrição médica. Este fato demonstra o quanto nós brasileiros, antes de irmos ao médico, decidíamos que a farmácia era o melhor remédio. 

Nós também nem sempre pensamos que podemos evitar o pior. A prática de exercícios físicos, por exemplo, torna-se interessante se a alimentação desregrada e os demais excessos forem evitados.

Com os animais, este pensamento também deve existir. A alimentação adequada é importante para garantia de bonita pelagem, boa massa muscular e vigor físico. Obviamente, estamos partindo do princípio de que exista esquema adequado de vermifugação e vacinação na idade certa para os animais – filhotes, adultos e idosos – além de cadelas preparadas para gestação e parição saudáveis.

Quando temos um médico veterinário à nossa disposição, tudo se torna mais tranquilo e econômico. Isso porque quando não vacinamos cães e gatos – e até mesmo outras espécies - os animais adoecem e o prejuízo é certo. Sofremos junto com o animal e há aumento da chance de morte.

Passear sempre com coleira, coletar fezes do animal, evitar horários e locais de aglomeração de pessoas, dar preferência para ruas e avenidas pouco movimentadas, são detalhes que fazem a diferença na prevenção de desastres. Na maioria das vezes, o ser humano é o principal responsável, tanto em relação à posse do animal, quanto aos agravos à saúde do mesmo.

A Planimalis preza por este nível de esclarecimento, e pretende disseminar informações positivas, colaborando um pouco mais com nossa sociedade. Podemos informar e começar a reagir, nunca é tarde para ajudar.

O planeta esbraveja frente às nossas ações e atitudes. Com uma conduta adequada, podemos reverter a situação. Por exemplo, lave menos as calçadas, vamos coletar e varrer mais para economizar água. Proiba-se de fazer a barba e demais depilações com chuveiro ligado, abrindo apenas para limpar seu barbeador. Lute para que os supermercados comecem a cobrar taxa para as sacolas plásticas, e para que nossos governantes aprendam, estimulem e invistam mais na reciclagem com tecnologia avançada, assim como alguns municípios já estão fazendo. Instrua os fumantes para que se inspirem nos japoneses, pois as bitucas precisam de um lugar que não sejam as ruas, já que as chuvas as levam para os rios, e peixe não curte nicotina. Já bastam de contaminações!

 

PLANIMALIS - Em busca de vida melhor para o planeta.

 

 

Newsletter

Nome:
Email:
 

Planimalis - Plano de Saúde Animal

Médico veterinário responsável: Júlio Cesar Braga CRMV-SP 11.948